São Miguel das Missões participou da fase regional dos Jogos Rurais Sol a Sol

São Miguel das Missões participou na 16ª edição da fase regional dos Jogos Rurais Sol a Sol, ocorrida no dia 02 de dezembro, no município de Santo Cristo. Nosso município participou com 43 atletas, envolvendo as comunidades do Assentamento da Barra, Assentamento Santa Helena, Rincão dos Ataídes e Rincão dos Cavalheiros, os quais aqui foram campeões, conquistando o direito de competir na fase regional dos jogos.
O município participou com equipes das seguintes modalidades: Corrida 100 m rasos feminino e masculino; Cabo de Guerra feminino adulto; Voleibol masculino;Voleibol feminino; Futebol Cinco feminino e masculino; Bolãozinho de mesa feminino e masculino.
As nossas equipes com melhor desempenho na fase regional são do Assentamento da Barra, que conquistaram o 3º lugar em Futebol Cinco Feminino (categoria até 14 anos) e o 2º lugar em Cabo de Guerra Feminino (categoria adulto).
Os Jogos Rurais Sol a Sol surgiram no início da década de 80, na região de Santa Rosa e, o seu nome, faz uma alusão ao trabalho diário das famílias rurais, que inicia-se ao nascer do sol e estende-se até o momento em que o mesmo se põe.
Os Jogos Sol a Sol têm o objetivo de integrar as famílias rurais, envolvendo-as com esporte, lazer e recreação, desenvolvendo o aspecto físico, social e cultural; desenvolver nas comunidades rurais o espírito pela busca de melhorias na área de lazer, bem como proporcionar oportunidades, para que as comunidades assumam compromissos e tomem atitudes de ação. "Os jogos Sol a Sol não se limitam somente ao aspecto esportivo e de lazer, mas exercem um papel fundamental para o desenvolvimento das comunidades rurais, tanto para a comunidade que irá sediar os jogos, quanto para aquelas que irão participar com suas equipes nas competições, havendo um grande envolvimento de pessoas, de diferentes escolaridades, faixas de idade, gênero, estado civil, etc, constituindo-se em um importante aprendizado para o aspecto da organização e mobilização, mostrando a capacidade e a possibilidade das comunidades agirem em favor de outras questões importantes para as mesmas", resume Edson Leal, chefe do escritório da Emater local.

Nenhum comentário: