Anúncio do zoneamento da cana deve sair na quarta-feira

A inclusão do Rio Grande do Sul no zoneamento da cana-de-açúcar é aguardada para amanhã (19), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, em São Paulo, da conferência internacional "Biocombustíveis como vetor do Desenvolvimento Sustentável". Até lá, a expectativa é companheira de inúmeras famílias de agricultores familiares, que esperam receber incentivos para o plantio da cana destinada ao álcool-combustível.

O deputado Heitor Schuch (PSB), defensor do plantio de cana-de-açúcar para produção de etanol como uma alternativa de  renda na agricultura familiar, está representado no evento pelo assessor Luiz Alberto Bairros. A conferência recebe 92 delegações de países do mundo inteiro, totalizando mais de três mil participantes. Na abertura do encontro, ontem, o governador de São Paulo José Serra afirmou que o Brasil usa hoje 48% de combustível oriundo de energias renováveis, enquanto a média mundial é de 13%.

Números

Em 2007/2008, a produção de cana no Brasil chegou a 490 milhões de toneladas. Foram produzidas 30,6 milhões de toneladas de açúcar, 22,4 bilhões de litros de etanol e gerados 1.800 MW médios de bioeletricidade; Mais de 125 países importam açúcar do Brasil, que é o maior produtor/exportador do mundo; Em março de 2008, o consumo de etanol ultrapassou o de gasolina.

Nenhum comentário: